A crise financeira pela qual o Brasil vem passando é um dos principais temas levantados pelas empresas no país. Além de trazer preocupações para a população, essa fase econômica também gera dúvidas; uma vez que as opiniões dos especialistas sobre o assunto são muito divergentes. Alguns estudiosos afirmam que estamos de fato vivendo um período de recessão, outros, com um ponto de vista mais otimista, concedem essa percepção a fatores não pertinentes a uma crise.
A verdade é que a economia é formada por ciclos, que atravessam momentos bons e ruins. Para percorrer essa trajetória é preciso sabedoria e muito planejamento. Em momentos como esse é nítida a contração de alguns mercados, redução de custos e cautela nos investimentos das empresas. Nessa situação, muitos se perguntam: onde devemos, de fato, fazer um corte de gastos?
Eliminar aqueles custos que não trazem retorno para a empresa é indispensável. Entretanto, em cenários de crise, podemos notar um ponto em comum nas estratégias tomadas por diferentes empresas: o corte em investimentos em marketing, sendo esta uma das áreas mais afetadas. E é nesse aspecto que diversas empresas, muitas vezes, tomam decisões equivocadas e acabam perdendo negócios. Tudo depende de como a área de marketing é enxergada dentro da instituição. Existe uma grande diferença entre o marketing que se posiciona como despesa e entrega de resultados intangíveis do marketing que é visto como investimento para trazer mais resultados de negócios. E é exatamente nesse ponto que podemos citar o marketing digital como uma alternativa viável, que apresenta diversas variáveis a seu favor em um contexto com ou sem crise financeira.
Muitos caem na armadilha de reduzir investimento em marketing quando as vendas estão baixas. Porém, às vezes é justamente em momentos como estes que devemos tomar a crise como oportunidade. A empresa que ainda não possui estratégias de marketing online deve pensar seriamente em investir nesse segmento. Além de ser mais barato que o marketing convencional, é possível mensurar os resultados de forma mais clara, onde as métricas são mais precisas e o resultado, normalmente, tende a atender as expectativas sobre o investimento.
O marketing digital pode ser o caminho para superar momentos de crise. As verbas reduzidas levam a cortes em mídias que possuem um custo mais elevado – como a televisão – onde é preciso buscar alternativas mais assertivas e que ofereçam um investimento mais baixo; nesse ponto o digital é imbatível. Por exemplo: o nível de segmentação de uma campanha online é incomparável a outros tipos de mídia, além do preço ser mais flexível. No digital, a empresa que investe em publicidade consegue direcionar os seus esforços de divulgação em quem realmente está interessado nos seus produtos ou serviços.
É possível identificar o público-alvo e segmentar por idade, sexo, hábitos, geolocalização, entre outros. O que faz a empresa atingir com maior eficácia o comprador, além de oferecer itens que melhor correspondam aos seus gostos e necessidades, aumentando a probabilidade da compra.
O marketing na internet vem revolucionando a forma como as empresas divulgam sua marca, conquistam novos clientes e vendem seus produtos. Com uma boa estratégia de marketing digital podemos encontrar de forma mais efetiva o ponto de equilíbrio entre investimento versus ROI. Além disso, a publicidade na internet pode ser mensurada com baixo custo, a maioria das campanhas podem ser rastreadas, medidas, testadas e ajustadas no decorrer do processo. O tempo também é outra vantagem, é relativamente rápido lançar uma campanha e obter resultados quase de imediato.
Alguns tomadores de decisão apontam que investir em publicidade em períodos turbulentos pode fortalecer a marca perante os consumidores, além de ser uma ótima oportunidade de combater a concorrência. Alguns estudos demonstram que empresas que realizam cortes brutos em publicidade se prejudicaram na fase da retomada econômica, pois perderam a participação no mercado e demoram muito mais tempo para recuperar as vendas e a lucratividade.
Portanto, o corte de gastos que aparenta ser uma estratégia adequada para o momento pode gerar acentuados prejuízos no futuro. As empresas devem ter em mente a constante manutenção ou até mesmo estímulo aos investimentos em marketing digital, uma vez que são estratégias potencialmente aptas a acelerar os negócios e garantir bons resultados.
Em contextos econômicos como o atual, ações que proporcionam maior controle e trazem mais retorno merecem seu destaque; e este é o papel de estratégias digitais bem construídas. Afinal, as empresas não podem descartar a possibilidade de investir em performance que, comprovadamente, pode dar o resultado esperado.