Um estudo divulgado pela Custora, plataforma de análise preditiva, aponta que os mecanismos de busca continuam correspondendo por mais de 40% das vendas de e-commerce no mundo.
Segundo a pesquisa, o tráfego de busca orgânica/SEO é o principal responsável pelas vendas, com 26% da receita gerada nos e-commerces avaliados. Esse número aponta uma participação 70% maior que o segundo colocado, o SEM, também conhecido como links patrocinados.
Em terceiro lugar está o e-mail marketing, com participação em 16% das vendas. Juntos, e-mail marketing e mecanismos de busca, respondem por 57% das vendas no e-commerce.
“A busca orgânica não é só o canal com maior participação no e-commerce, como a estratégia que traz o melhor ROI no varejo”, explica Diego Ivo, CEO da Conversion.
Ivo coloca ainda que é importante que as lojas virtuais diversifiquem seu portfólio de estratégia de marketing, sem esquecer, contudo, dos mecanismos de busca. “Sem dúvida os canais mais importantes ainda são buscadores, que ajudam a captar novos clientes, e o e-mail marketing, que gera recompras na carteira de clientes”, completa.
Ainda para Diego Ivo, embora as redes sociais não sejam representativas nesse estudo, elas não são tráfego de conversão, mas sim de reputação. “Deve-se investir em redes sociais, buscando posicionamento da marca e relacionamento com o consumidor”, conclui Diego Ivo.
O tráfego direto, responsável por 25% das vendas, não deve ser considerado um canal de marketing, uma vez que é formado por pessoas que previamente conhecem o site e digitam seu endereço para acessá-lo.